sábado, 30 de julho de 2022

Pare um Pouco!!!

1 Tessalonicenses 4:13-18

Que maravilha. Como é gostoso estar na igreja e poder ouvir a palavra de Deus e recebermos o alimento espiritual para nos fortalecermos nessa caminhava chamada vida. Parece que o tempo para, voa quando estamos na presença de Deus. Não foi assim na mensagem do pastor Sérgio no domingo passado? Então, sua mensagem nos chamou a atenção para a palavra TEMPO em todos os sentidos.

A vida é passageira e estamos vivemos num período de tantas atividades que nem percebemos como estamos gastando o nosso tempo. A mensagem destacada no texto acima é sobre a situação dos mortos em Cristo e a vinda do Senhor, estamos bem preparados para isso?

“Pare um pouco!!!”, exclamou o pastor Sérgio e complementou dizendo que a bíblia não nos diz que não iremos passar por problemas, dificuldades, lutas mas sim que “... jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Salmo 37:25) então pra que tanta correria! Estamos gastando o nosso tempo com a família, com os filhos, com Deus? Há tempo para tudo, está lá no livro de Eclesiastes capítulo 3, mas será que estamos administrando bem o nosso tempo?

Para nós cristãos está é uma realidade, temos que nos preparar para a volta de Jesus, para a vida eterna “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.” (1 Ts 5:2).  Então, pare um pouco!!!

 

Samuel Carvalho dos Santos – 11/08/2009

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Onde estão as promessas de Deus?

 “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” Salmos 37:25

No início de Gênesis 12 vemos Deus dando a Abrão uma ordem: “Sai da tua terra, da tua parentela, da casa dos teus pais, para uma terra que eu te mostrarei. Eu estarei contigo ao longo do caminho. Tu serás uma benção.”

O texto diz que Abrão chegou àquela terra e descobriu tristemente que não havia benção nenhuma. Tentou sobreviver, mas não conseguiu nada e teve que descer para o Egito, porque lá sim, havia abundância de pão. Lá sim, aparentemente, havia benção.

Neste texto vemos como é o caminho do cristão. Abrão tinha todos os motivos do mundo para dizer: “Deus mentiu. Deus falhou comigo, acreditei no Senhor, e agora, chego aqui para passar dificuldades. Onde estão as promessas de Deus?”

Um dia, um leproso chamado Naamã, buscou o profeta de Deus para ser curado e o profeta lhe ordenou: “...Vai, lava-te sete vezes no Jordão...” (2 Reis 5:10) Loucura! Naamã precisava de médico, de remédio e não mergulhar num rio imundo! Mergulhou uma, duas, três..., seis vezes e nada! Já estava desistindo quando alguém lhe disse para mergulhar só mais uma vez então ele entrou, quase sem acreditar, pela sétima vez e quando saiu, sua pele estava curada.

A promessa era que tudo seria bênçãos. Não desista, mesmo que para nós pareça que Deus não esteja atendendo as nossas orações. Ele é Deus, o Todo Poderoso. O mundo não rirá a vida toda de nós. Pode ser que até atravessemos o vale da sombra e da morte, mas do outro lado há um novo horizonte, há uma terra onde há abundância.

Que possamos tirar forças da fonte do poder de Deus e possamos caminhar com fé e otimismo. Pois Deus não tarda e nem falha em suas promessas, Deus faz tudo no momento certo.

Samuel Carvalho dos Santos – Julho 2010

sábado, 23 de julho de 2022

POR QUE DEUS NÃO ME RESPONDE?

 Leitura: Jó capítulo 34 a 42.

             Jó queria uma resposta. Com certeza nós também estamos esperando alguma resposta de Deus.  Bem, o livro de Jó inicia-se dizendo que ele era um homem “bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado”.

            Embora possamos sofrer sem razão às mãos dos homens, horizontalmente, jamais poderemos virar-nos na posição vertical e olhar para o Criador, dizendo: “Deus não é justo!” Jó queria uma resposta e pediu justiça a Deus por tudo aquilo que estava passando. Não temos condições para isto, sabe por quê? Apesar da relação horizontal (com os homens) ser talvez injusta, a vertical (com Deus) nunca é.

            No capitulo 38 Deus começa a responder as perguntas de Jó e quando Deus termina, Jó diz finalmente: “Peço perdão por ter perguntado. Eu me abomino. Arrependo-me no pó e na cinza. Coloco a mão sobre a minha boca e não mais falarei”.

O sofrimento do cristão ou o de qualquer outra pessoa neste mundo jamais é um acidente. Todo tipo de sofrimento se enquadra no contexto mais amplo da soberania de Deus, todavia, quando você passa a perguntar sobre casos e aplicações específicos, não nos é possível responder. (“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus...” Deut. 29:29; “A glória de Deus está nas coisas encobertas...”Prov.25:2). É nesse ponto que a confiança na vida do cristão é realmente provada.

Jesus não nos disse: “Guarde seus problemas numa velha mala e sorria, sorria, sorria”. Em vez disso, Ele nos encoraja: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Se pudermos aceitar essa verdade, iremos então rejubilar-nos nas provações, sofrimentos, injustiças, dúvidas e indagações embora, neste momento, não as compreendamos plenamente.

 

Escrito por Samuel Carvalho dos Santos – Agosto de 2009.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

QUAL O SEU FOCO NA IGREJA?

Muita gente ainda fica revoltada dentro da igreja, eu já fui assim, e você?

Vamos entender. Quando estamos na igreja ficamos julgando as pessoas ao nosso redor como atitudes, posturas, convivência, vestimenta, e outras coisas que lá fora, no mundo (escola, trabalho, em casa, no casamento, etc.) são totalmente diferentes?

Pois bem, você se lembra quem estava no barco e saiu andando sobre as águas e só começou a afundar quando desviou sua atenção de Jesus ao se importar com o vento? (Mateus 14:30)

Isso mesmo, foi Pedro, e quando nós ficamos mudando nossa atenção para circunstancias negativas, em tudo o que acontece ao nosso redor, principalmente quando pessoas que estão na igreja estão envolvidas, é isso o que acontece: nos afastamos de Deus, e começamos a criticar e nos afundar muitas vezes sem perceber.

O foco meu e seu deve ser Deus, sempre.

Faça a diferença onde estiver, mude seu foco, principalmente na igreja.

Samuel Carvalho dos Santos

sábado, 16 de julho de 2022

A ESCOLHA

 Deus criou o ser humano para ser eterno, temos a eternidade dentro de nós, mas com a queda lá no éden ela nos foi retirada e só existe uma forma de resgatá-la.

O que você responderia?

Quando chegar a hora de partir

Você já pensou nisso?

Jesus estará lá para te ouvir.

 

O que você responderia?

Prepare-se para este momento

A eternidade depende da sua fé

Da certeza do seu pensamento

 

O que você responderia?

Jesus irá te perguntar

No mundo você encontra muitas dúvidas

Vá direto a resposta sem se questionar

 

O que você responderia?

Acredita mesmo na sua salvação?

Qual é a sua maior certeza?

Responda de todo coração

 

O que você responderia?

Uma árvore não aparenta vida sem folhas!

Assim é você sem Jesus

A vida eterna depende da sua escolha!

 

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14

Samuel Carvalho dos Santos

quarta-feira, 13 de julho de 2022

O Poder da Doação

Sempre que você sentir “falta” ou “escassez” de alguma coisa, doe, antes, o que você quer e isso retornará para você aos montes. Quando se trata de dinheiro, amor, felicidade, vendas e contatos, tudo o que a gente precisa lembrar é doar primeiramente o que deseja. Muitas vezes apenas o processo de refletir sobre o que você deseja e como você o poderia doar para alguém desencadeia uma torrente de generosidade.

Conta certa história que havia um homem sentado com lenha nos braços numa noite gelada. E ele gritava a lareira à sua frente: “Quando você me esquentar um pouco, eu ponho um pouco de lenha dentro de você.”

... “Deus ama quem dá com alegria.” (2 Cor. 9:7) ou seja, tem que doar por doar e não doar para receber. “...Lembre das palavras do Senhor Jesus: É mais feliz quem dá do que quem recebe.” (Atos 20:35)

Tudo o que precisamos é sermos generosos com o que temos e Deus será generoso conosco.

                                                                                                             Samuel Carvalho dos Santos

sábado, 9 de julho de 2022

ELE AINDA REMOVE PEDRAS

Estou lendo este livro do conceituado escritor Max Lucado, Ele ainda Remove Pedras, e queria compartilhar com vocês uma passagem bem rápida intitulada INOCENTE.

O nosso texto base se encontra em João 8: 1-11 no qual Jesus perdoa uma mulher apanhada em adultério.

“... - Não ficou ninguém para condenar você?” - Ninguém, senhor! – respondeu ela. Jesus disse: - Pois eu também não te condeno. Vá e não peque mais!” (vv.10,11).

Se você já se maravilhou com o modo como Deus reage quando você fracassa, coloque essas palavras num quadro e pendure-o na parede. Leia este quadro. Pondere sobre ele. Coloque-se diante dele e deixe que sua mensagem lave sua alma. Permita que Deus se coloque ao seu lado, enquanto você torna a contar todas as noites mais escuras de sua vida.

Depois disso, ouça. Ouça atenciosamente. Ele está falando. “Eu não julgo a sua culpa”. Depois assista, assista com atenção. Ele está escrevendo. Está deixando uma mensagem. Não na areia, mas numa cruz. Não com sua mão, mas com seu sangue. Sua mensagem é composta por uma única declaração: INOCENTE.

Lembre-se: o Deus que falou no passado ainda fala hoje. O Deus que veio ainda vem até nós. Deus veio para remover as pedras que você não consegue mover.

Samuel Carvalho dos Santos

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Alicerces - Uma mensagem para quem está passando por provações

 

ALICERCES

1Pedro 5:6-10


Definir local e aplainar a terra são os primeiros passos numa construção. Em seguida, cimento e areia são usados para preparar o lugar onde serão colocados os alicerces. Prestando bem atenção numa construção percebe-se como a tarefa requer paciência e cuidado.

A mensagem de hoje destina-se a cristãos que enfrentam provações. Meditando sobre o versículo 10, onde se lê que, depois do sofrimento, Deus restaurará, dará forças e porá sobre firmes alicerces os seus filhos, imediatamente lembrei-me das etapas da construção. Paulo afirma que somos edifício de Deus (1 Cor.3:9b) e para sermos bons edifícios, precisamos passar por todas as etapas de construção. Pedro descreve o processo: Deus nos restaurará, preparando-nos como o terreno numa construção. Depois nos confirmará, ou seja, nos dará firmeza. Então haverá o momento de recebermos forças, sustentados sobre o alicerce, que é o próprio Senhor Jesus Cristo (1 Cor.3:11). Tudo isso o construtor precisa executar com grande paciência e cuidado. Ele não pode omitir nenhuma das etapas, ou o projeto final correrá o risco de desabar.

Essa é a nossa vida, as provações e os sofrimentos fazem parte deste nosso processo onde somos edifícios de Deus, construídos de acordo com o tempo e a vontade Dele.

Que Deus nos abençoe e nos dê forças em cada etapa desta construção para a vida eterna.

Samuel Carvalho dos Santos

sábado, 2 de julho de 2022

COMO COMBATER A ANSIEDADE? Pr. Samuel C Santos


“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com coração agradecido.” Fil. 4:6

Em Prov.12:25a nos diz que “A ansiedade no coração do homem o abate...”.  O pior de tudo é que a ansiedade não prejudica apenas o ansioso, mas também aqueles que convivem com ele em casa, na igreja e no trabalho.

Quanto mais tempo se gasta na tentativa de eliminar o vício da ansiedade, mais difícil é livrar-se dela. Portanto, destacando o provérbio popular que diz: “a cabeça que não pensa o corpo padece”, é fundamental buscarmos o equilíbrio. Então, partindo desse principio, toda vez que surgir uma preocupação deve-se apresentá-la diante de Deus por meio da oração suplicante misturada com ação de graças, antes que essa sensação se transforme em ansiedade. A mistura de súplica com agradecimento faz bem, pois obriga a memória a enxergar e localizar as coisas boas da vida e os livramentos passados, diminuindo a tensão interna e trazendo a tranquilidade.  O resultado não demora: a paz de Deus, “que excede todo o entendimento” (Fp 4:7), ocupará o lugar que seria da ansiedade.

Assim, a segunda parte de Prov. 12:25b termina dizendo: “... mas a boa palavra o alegra”.

Pastor Samuel Carvalho dos Santos


A Experiência da Paternidade - Por Samuel C Santos

 Do que são feitas as suas memórias? As minhas memórias são feitas de histórias, muitas histórias.  Hoje, vivo a experiência mais completa c...