Texto: Confiança em Deus, na angústia (sermão profético)
Leitura: Salmo 4:1-8
ABERTURA:
Você tem dormido bem?
Como você tem lidado com a sua ansiedade?
Este Salmo nos ajuda a entendermos como nós devemos tratar a nossa ansiedade.
“Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração” (Salmos 4:1).
Esse é um pronunciamento profético: “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça...” (v.1).
A crise que passamos, os momentos difíceis que passamos, está na agenda de Deus, é plano de Deus para trabalhar em nós e nos mostrar que devemos depender dEle e confiar nEle sempre.
A crise é um tempo de desafios, mas também de oportunidade e de recomeço.
Tudo que aconteceu nos dois últimos anos acabou aumentando o nosso grau de ansiedade, de preocupação e assim dificultou o nosso momento de relaxamento.
Segundo dados da OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE) no primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado em março de 2022. Uma das principais explicações para esse aumento é o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia.
Três palavras, nesse texto que acabei de ler, merecem destaque: ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE.
Ansiedade = excesso de futuro
Depressão = excesso de passado
Estresse = excesso de presente.
Quando você confia em Deus, mesmo em momentos de aflição, você encontrará contentamento, refrigério e paz.
TEMA: ONDE VOCÊ COLOCA A SUA CONFIANÇA?
Como conseguir vencer as minhas crises e as minhas ansiedades? Com ter uma boa noite de sono?
Antes de entendermos esse Salmo 4 o que é um Salmo?
A palavra “salmo” vem do grego psalmos que quer dizer um cântico ou um hino. A palavra hebraica para o livro é têhillim e significa “louvores”. O livro contém uma coleção de cento e cinquenta cânticos da vida religiosa e da adoração hebraicas — cânticos do coração do povo e que refletem suas experiências pessoais. Pode-se dizer que os salmos representam o antigo hinário do povo de Deus. Muitos dos salmos de Davi descrevem períodos específicos de sua vida. Ele escreveu o Salmo 3 quando fugia de seu filho, Absalão. Outros salmos estão mais ligados às experiências do indivíduo.
A poesia é uma forma de comunicação escrita que dá atenção especial ao modo como a mensagem é transmitida ao leitor. Os poetas gostam de usar a linguagem de um modo que amplie não somente a mente, mas também a imaginação e as emoções.
Paralelismo – esse recurso literário é de longe o mais predominante em toda a poesia hebraica. É usado para ligar palavras ou frases umas às outras a fim de dar nuança ao significado. A estrutura ritma formal da poesia hebraica pode ser vista de maneira mais clara no paralelismo, ou seja, a coordenação bastante próxima ou associação de um verso poético com outro. Os versos paralelos são constituídos de pelo menos dos versetos que formam um verso. O segundo verseto expande, enfatiza ou contrasta com uma ou mais dimensões do primeiro verseto.
A linguagem da Bíblia é sempre uma linguagem poética e a poesia fala por todos os meios e recursos. O básico, o principal da poesia hebraica, é o chamado paralelismo.
O Salmo 4 é uma poesia hebraica e o paralelismo é uma forma de poesia que usa palavras diferentes mais de uma vez para dizer a mesma coisa, ou seja, é o jeito de falar que coloca as expressões ao lado umas das outras, como se fossem linhas paralelas. Dentro do paralelismo tem uma estrutura semítica que faz que a última frase do texto seja paralela à primeira, mostrando assim que aquele trecho é um bloco unitário: tem começo e fim, terminando como começou.
O centro do Salmo 4 está nos versículos 4 e 5. “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor”.
Estremecei de ira, como, literalmente, em hebraico, ou “irai-vos”, como em algumas versões. Os sentimentos de insatisfação e cólera jamais devem dar ocasião a qualquer tipo de violência ou agressividade. O conselho aqui é, literalmente: “durma, meditando no caso, antes de agir”. No verso 5 sacrifícios de justiça são aqueles oferecidos de acordo com a lei (Ml 1:6-14). Em Cristo, toda a necessidade de sangue como holocausto cessou; e a fé genuína no Filho de Deus e o amor cristão passaram a ser os sacrifícios exigidos pelo Senhor para a plena redenção (Sl 51:17; Pv 15:8; Os 6:6; Rm 12:1; Ef 5:2; Hb 10:5; 1 Pe 2:5).
No verso 8: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor , só tu me fazes repousar seguro” a parte “só tu me fazer repousar seguro” significa lebadad, sozinho, somente Deus pode nos proporcionar toda a segurança que precisamos para descansar confiantes e em paz (Pv 1:33).
Se este Salmo 4 foi escrito no período da revolta de Absalão, então pode ser que Davi tivesse em mente os homens que seguiram seu filho rebelde e traíram o rei instituído pelo Senhor em Israel. É uma oração vespertina de alívio. As circunstâncias que rodeiam este salmo são semelhantes às do Salmo 3. Contudo, aqui o lamento se transforma em uma canção de confiança para expressar o alívio do salmista. A serenidade do tom através de todo ele é o resultado de uma experiência da ajuda divina no passado. Exatamente como Deus deu o descanso na experiência anterior (Sl. 3), há certeza de que ele proverá esse mesmo descanso e paz novamente.
Davi relata neste Salmo 4 uma situação de muita angústia.
APLICAÇÃO:
Como é difícil lidar com situações que estão fora do nosso controle. Na verdade, não há nada na nossa vida que está no nosso controle. Em Pv 16:1 diz que “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do senhor”.
Eu me lembro que no início da pandemia do COVID 19 os noticiários constantemente apresentavam os principais sintomas: dor no peito, falta de ar, palpitações, febre... e confesso que eu já estava tão ansioso com tudo isso que já estava sentindo os mesmos sintomas e tinha até medo de dormir.
Se eu e você queremos vencer a ansiedade, a falta de controle sobre a nossa vida nós precisamos colocar a CONFIANÇA naquele que tem todo o controle: DEUS.
CONCLUSÃO:
Davi estava vivendo uma situação limite, de angustia, de crise e mesmo neste momento ele diz no verso 8: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.
Quando eu confio em Deus, mesmo na aflição, eu encontro contentamento.
Você tem dormido bem? Como está a sua vida? Como você tem lidado com a sua ansiedade? DESCANSE EM DEUS, pois quando a sua CONFIANÇA está em Deus é possível dormir em tranquilidade. Como? O Salmo nos apresenta a solução:
1º CLAME AO SENHOR: “...o Senhor me ouve quando eu clamo por ele”.
2º CONFIE NO SENHOR: “...confiai no Senhor”.
3º ALEGRE-SE NO SENHOR: “Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho”.
4º DESCANSE NO SENHOR: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.
Obrigado Senhor Deus, pois somente em Ti encontramos a verdadeira paz, somente em Ti encontramos DESCANSO.
Pb. Samuel Carvalho dos Santos